Na última quarta – feira, dia 17 de abril, o Centro de Referência de Assistência Social de Santa Inês promoveu uma palestra em alusão ao Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista. Para debater sobre o assunto, foi convidada a fisioterapeuta Marcela Paulino, que trabalha na APAE de Florestópolis e proprietária do Espaço Integrar.
Celebrado anualmente em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Abril Azul visa conscientizar a comunidade sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com TEA, promovendo uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurodesenvolvimental caracterizado por um desenvolvimento atípico, comportamentos peculiares, dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos de comportamento.
A palestrante ainda frisou que o diagnóstico precoce do TEA é essencial para o sucesso do tratamento que vai permitir ao indivíduo com TEA desenvolver o máximo do seu potencial e reduzir as comorbidades através do tratamento. Quanto mais cedo a condição for identificada maior é o sucesso do tratamento em função da maior neuroplasticidade.