“A água é o princípio de todas as coisas, sendo a seiva da vida, o equilíbrio essencial e o futuro do nosso planeta. Economizar água é um ato de inteligência, e pequenas atitudes podem causar um grande impacto.
Cuidar das nascentes é salvar vidas. Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o município de Inajá realizou, no dia
25 de março, diversas ações, como a palestra sobre preservação ambiental, uso consciente da água e peixamento, conduzida pelo analista ambiental da CTG Brasil, Guilherme Verri. O objetivo da iniciativa foi promover a conscientização ambiental, visando garantir um futuro mais sustentável para todos.

Após a palestra, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Doutor Narbal Oreste May participaram da soltura dos alevinos na natureza, atividade que ocorreu na prainha do Pitô, em Inajá, região do reservatório da barragem de Rosana. O biólogo explicou que 30 mil alevinos das espécies de tambaqui e pacu-guaçu, nativos da Bacia do Rio Paranapanema, foram soltos com o objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas. Em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), foram disponibilizadas 30 mudas de árvores, que foram plantadas após a soltura dos alevinos, contribuindo para a recuperação e preservação da vegetação local.

O prefeito João Eder Aguilar e seu vice, Rogério Galina, junto à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, agradeceram a presença da Escola Municipal Doutor Narbal Oreste May com os alunos do 5º ano, a diretora e os professores, além de vereadores, pescadores, a comunidade e a Polícia Militar pela honra de participar deste evento.
Agradecemos, em especial, à CTG Brasil pela oportunidade de colaborar na proteção do meio ambiente e da biodiversidade, além do importante trabalho de conscientização ambiental realizado com as crianças.”

