Os senadores Oriovisto Guimarães e Simone Tebet, do Mato Grosso do Sul, assumiram o compromisso de atuar junto ao Governo Federal e dos seus respectivos estados para viabilizar a implantação da Rodovia do Agronegócio, a ligação por pista dupla entre Paranavaí e Taquarussu (MS) pelo Porto São José. A manifestação foi feita em decorrência da audiência pública que a Assembleia Legislativa do Paraná vai realizar com lideranças da região para colher sugestões para a nova concessão das rodovias do Estado, já que o contrato atual vence no final do ano.
A audiência com as lideranças regionais não estava prevista no calendário da Frente Parlamentar que trata do assunto e está percorrendo o estado ouvindo os anseios de cada região. Depois de insistência de lideranças locais, os deputados estaduais resolveram inserir este encontro na programação.
O anúncio dos apoios foi feito nesta quarta-feira, 31, pelos coordenadores da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar), que estão com “excelentes expectativas” para a audiência pública, que será realizada nesta quinta-feira, 01. “Será a única audiência interestadual, já que lideranças do Mato Grosso do Sul também vão participar. Prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças sul-mato-grossense já se inscreveram e terão voz também nesta audiência”, diz o presidente do movimento Demerval Silvestre. Eles também têm interesse na ligação.
A audiência será a oportunidade para a região mostrar a formatação que deseja para a concessão. “Temos que mostrar para a EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) que não concordamos com o modelo proposto para a nossa região, que prevê a instalação de uma praça de pedágio e, somente seis anos depois, a execução de algumas obras, que são muito poucas - implantação de terceiras pistas e acostamentos – perto do que vão arrecadar”, aponta outro diretor da Socipar, Edilson Avelar. “Vai ficar pior do que está, porque virá uma cobrança e nenhuma obra de vulto”, sustenta Ivo Pierin Júnior, também coordenador do movimento.
Na audiência os senadoresvão mostrar a importância da ligação dos dois estados pelo Porto São José. Esta é, na verdade, uma segunda etapa do processo que vem sendo conduzido pela Socipar, para viabilizar a rodovia. A primeira, até para justificar a praça de pedágio, a luta é pela duplicação da rodovia entre Maringá e Nova Londrina e que o trecho entre Nova Londrina e Diamante do Norte seja excluído da concessão e as obras de desvio e manutenção sejam assumidas pelo Governo do Estado. Com esta providência, o preço do pedágio deve cair.
“Mas temos que mostrar agora para a EPL o nosso interesse e mostrar que os dois estados estão mobilizados e tem apoios como dos senadores Oriovisto e Simone Tebet”, complementa Avelar.