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Você precisa se sentir culpado?:

O conceito adequado de perdão está indissociavelmente vinculado ao conceito de culpa moral. Quando alteramos um, com nossas boas intenções de agradar o ego humano, acabamos modificando o outro e tornando-o vazio de significado. Afinal, o que significa o perdão de Cristo se não há erro de responsabilidade individual que caracteriza o culpado? O perdão em Cristo pressupõe indivíduos culpados. Este perdão precisa, de certa forma, de alguém que seja culpado, mas não qualquer culpado; é preciso alguém que seja diretamente responsável pelos seus atos, e não uma vítima de condições externas. A vítima não precisa de perdão. A vítima precisa perdoar. Contudo, a vítima de nossos pecados e o perdoador é um só e único: Jesus Cristo.



Mas, qual o problema de nossos dias relacionado a esse assunto? Vivemos cercados de uma cultura do vitimismo, que se distancia rapidamente da noção de responsabilidade pessoal e rejeita a compreensão bíblica de que nossas ações - apesar de receberem influências externas - são, em última instância, de decisão e escolha particular. Francis Schaeffer, um dos melhores apologistas cristãos do século XX, pontuou três das principais formas da cultura de não admitir a noção bíblica de culpa: 1) psicológica, 2) genética, e 3) a teológica.



De forma genérica (e um tanto imprudente), mas que acerta o alvo quando aplicada corretamente, a abordagem de Schaeffer quanto a psicologia quer defender que há, na abordagem psicológica moderna, uma tentativa de racionalizar as origens das más ações, como se elas fossem resultados de influências sociais; como se o caráter moral do indivíduo fosse formado pelo contexto em que ele vive e nunca por suas próprias escolhas.



De maneira mais assertiva, Schaeffer também aborda o problema das teorias genéticas, que tentam colocar a culpa de um comportamento violento de um jovem no temperamento herdado da mãe, na má formação biológica ou em algum distúrbio químico no cérebro. Há casos onde, de fato, indivíduos perdem o controle sobre suas ações por falta de algum elemento necessário ao funcionamento físico do corpo. Mas, o que observo é que casos isolados estão se tornando regras para qualquer problema de falta de controle, como se tudo pudesse ser resolvido com remédios controlados ou tratamentos químicos.



Por fim, Schaeffer aponta para o problema da má teologia, presente especialmente em círculos mais carismáticos da religião que enaltecem o poder do diabo ou ignoram o estudo do conceito de antropologia bíblica. Nesses círculos, ouvimos com frequências as seguintes declarações: “Foi o diabo quem me levou a fazer isso!”, “Estou sendo perseguido pela sociedade!” ou ainda “O sistema do mundo faz a gente cometer pecados.”.



Porém, a verdade que se esconde por detrás de todas essas falsificações é que somos culpados, e as nossas más ações nascem do nosso coração, o local mais íntimo e profundo do nosso ser, e não da sociedade, dos problemas físicos ou do diabo. Somente quando corajosamente e convencidos pelo Espírito de Deus assumirmos que somos os responsáveis pelos nossos erros, pecados e delitos é que a obra de expiação, redenção e justificação de Jesus Cristo poderá ser bíblica e eficaz em nós. Você precisa se sentir culpado e passar pela aflição da acusação antes de colocar fé no evangelho e receber a paz que vem do sacrifício de Cristo que retira toda a culpa, quitando seus pecados naquela cruz, concedendo perdão e graça.

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