Fogos de artifício são prejudiciais à saúde das pessoas e dos animais, inclusive com risco de perda auditiva.
Nem todo mundo sabe, mas uma lei aprovada este mês, pelos vereadores e sancionada pelo executivo proíbe fogos de artifício com barulho no município de Colorado.
O projeto da Câmara Municipal justifica que o estampido dos fogos de artifício são prejudiciais à saúde das pessoas e dos animais, inclusive com risco de perda auditiva.
Agora, a exemplo de muitas cidades brasileiras, a opção para eventos públicos e privados é utilizar artigos pirotécnicos que não emitem sons e ruídos.
Motivo de comemoração
A notícia da proibição dos fogos de artifício em Colorado foi bastante comemorada nas redes sociais, principalmente entre os defensores de animais. “Até que enfim uma notícia boa. Agora queremos que haja fiscalização”, comentou um membro, ativista dos direitos dos animais do município, e concluiu: “Em nome de todos que estiveram juntos, nossa gratidão! É uma vitória não só para os engajados com a causa animal, mas para autistas, médicos pediatras que sofriam em hospitais. Proíbe-se os fogos barulhentos, de rojões, não os luminosos e de baixo estampido”, ressalta.
Para o Prefeito Marcos Mello, agora é Lei: “É proibido o uso de fogos de artifício, bombas, morteiros, busca-pés e demais fogos ruidosos na área urbana situada nos limites do município de Colorado abrangendo os espaços públicos e privados, com exceção de fogos de vista com ausência de estampido”.
Ainda segundo o prefeito,o descumprimento ao dispositivo nesta Lei acarretará ao infrator a imposição de multa na monta de hum mil reais, valor que será dobrado na hipótese de reincidência.
Qualquer cidadão poderá representar no município de Colorado contra o infrator desta Lei.