Em primeiro lugar, nós precisamos meditar sobre o que é o Evangelho. Nós vimos nos primeiros versículos do Evangelho de Marcos (Mc 1.1) que o interesse maior de João Marcos - que foi inspirado por Deus para escrever este evangelho - é afirmar que esse evangelho é de Jesus Cristo, o Filho de Deus. O propósito do autor sagrado não é fazer um resumo biográfico a respeito de Jesus; não é propósito de nenhum dos evangelhos isso. Mas, é a pregação de Jesus Cristo, da mensagem do Reino de Deus.
O evangelho do Filho de Deus não é apenas o registro da vida de um dos homens mais importantes que já surgiu na história, de um grande líder religioso ou de um homem de muita sabedoria e iluminação. Não apenas isso, mas sobre o Filho de Deus, o Verbo que se fez carne. E para quê? Por que Deus se fez carne ? Por que Deus se tornou homem? Por que Ele veio a este mundo? Qual a necessidade d’Ele ter feito isso? (Jo 1.14) A resposta para estas questões está no Evangelho!
A palavra evangelho significa boa notícia ou boas novas. No evangelho temos, em resumo, a mensagem de que Deus enviou o seu Filho amado, o seu único Filho, para resolver o nosso maior problema: o pecado (Jo 3.16). A quebra da lei de Deus trouxe maldição e morte para este mundo (Is 24.5), amaldiçoou a terra e trouxe dificuldades em todos os sentidos, morte espiritual, dificuldades nos relacionamentos e dificuldades nos relacionamentos do homem para com a própria criação, a natureza; o homem abandonou a gerência da criação para ser o próprio destruidor da mesma (Rm 8.20-22).
E, principalmente, criou um abismo do relacionamento do homem com seu Criador, porque Deus não tem parte com o pecado (Sl 99.9). O pecado nos separa de Deus (Is 59.2). O pecado traz morte (Rm 6.23), maldição (Dt 11.28), separação (Rm 8.7), conflitos (Tg 4.1) e o homem procurou isso (Tg 1.14). O homem deu as costas para o Senhor, para a Sua palavra. Os nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, no intuito de serem eles independentes (Gn 3). Eles não acreditaram na palavra do Senhor, deram ouvidos à palavra da serpente e pecaram contra o Senhor em rebelião. Essa rebelião se alastrou por toda a humanidade, porque os primeiros pais nos representavam (1 Cor 15.22).
Mas vejam, meus irmãos, que Deus não deixou os homens entregues a essa morte, à ruína, ao inferno! Ele prometeu o envio do seu Filho e executou seu plano de salvação em Cristo para, por meio dele, perdoar e resgatar pecadores e reconciliar Deus, o Pai, com pecadores. Isso significa que pela fé, os pecadores em Cristo Jesus encontram perdão (1 Jo 1.9), salvação (1 Tess 5.9) e vida eterna (Jo 3.15), e isso sem merecerem!
Isso, nós chamamos de graça, que é um presente de Deus para pecadores que não tem méritos e nem podem ter diante d’Ele (Ef 2.8-10; Rm 11.6). Se nossa salvação fosse por nossos méritos, estaríamos totalmente perdidos, mas, Jesus Cristo veio neste mundo para nos trazer perdão e essa é a melhor mensagem que este mundo pode ouvir (Rm 10.9).
A mensagem do evangelho é a mensagem de que você pode ter perdão em Cristo Jesus, que sua luta contra sua consciência pesada, contra os seus fracassos, contra os erros que você não sabe o que fazer, contra o vazio existencial, a fome do coração, o desespero, e tenta preencher com tantas coisas deste mundo e nunca consegue ser saciado, pode ter um fim. Pois essas coisas não podem saciar o coração humano porque o coração tem sede de Deus, e Jesus veio para trazer Deus ao nosso coração. Ele é o Emanuel (Mt 1.23).