Primeiro, foram empossados os vereadores. Depois, foi eleita a Mesa Diretora do Legislativo Municipal que ao final da Cerimônia deu Posse ao Prefeito (a) e Vice Prefeito (a) esta a ordem seqüencial realizada nos municípios brasileiros neste dia primeiro de Janeiro de 2021.
Diante do crescimento no número de novos casos da Covid 19,na região, as cerimônias de Posse dos Vereadores, Prefeitos e Vice Prefeitos foi diferente este ano. Nesta 6ª feira (1º), eles assumiram o cargo, em um evento que ocorreu num modelo diferente do que tradicionalmente acontecia; as cerimônias de posse são grandes eventos, nos quais os eleitos, inclusive contavam com a presença de familiares e o público que normalmente vem prestigiar este ato democrático, mas este ano, todavia, foi diferente e em muitos municípios sob auxilio da internet com transmissão ao vivo.
No plenário, o parlamentar mais idoso dentre seus pares preside a sessão, em seguida acontecia a eleição para Presidente, Vice Presidente, 1º e 2º secretários que irão secretariar os trabalhos no plenário num mandato de um ano, em alguns municípios conforme rege o Estatuto da casa o mandato é de dois anos. Após o juramento dos Vereadores, a nova mesa convoca o Prefeito e Vice-Prefeito para proceder juramentos. Nestes eventos a fala é livre a todos os empossados, com determinação da Secretaria da Saúde, Estadual e fiscalizada pelo setor de saúde municipal, o tempo para cada orador não poderia ultrapassar a cinco minutos, devido a aglomeração em ambiente fechado e no que em todos os municípios foi respeitado. Esta edição traz uma sinopse do que ocorreu em Paranapoema, Santo Inácio, Santa Inês, São Jorge do Ivai, Atalaia, Floraí e Colorado.