Das 9 cadeiras legislativas, 4 serão ocupadas por pessoas vindas dos Distritos de Ivaitinga e Barão de Lucena e o prefeito reeleito Moacir Olivatti, também tem negócios na área rural, com isto, além das comunidades rurais serem fortes na economia, passam a ser importante politicamente.
Em 68 anos, após 16 eleições para o executivo e legislativo do município de Nova Esperança, os Distritos conseguem quase igualar o número de cadeiras da Câmara Municipal. Embora com bem menor número de eleitores, Barão de Lucena e Ivaitinga conquistaram 4 das 9 cadeiras de vereadores, representando 44,44% dos representantes.
Desde a primeira eleição no ano de 1952, esse percentual nunca havia sido alcançado. Dos 13.060 dos votos válidos para vereadores concorrentes, 2.089 foram conquistados pelos representantes eleitos dos Distritos: Rozana Salvaterra 573; Juliana Lucini 532; Baiano do Barão 514 e Dorival Boreggio 470, com a maioria destes votos sendo recebidos pela sede do município, além claro dos votos distritais.
Todos os quatro eleitos, sendo os mais votados por seus partidos, exceto o PSD que por 1 voto apenas colocou Bryan Pasquini à frente da candidata Rozana Salvaterra e a 42 da candidata Juliana Lucini. Isso demonstra, além da força dos candidatos distritais, claro, mas também se deve ao fato da força da zona rural, por gente que trabalha no campo e os sitiantes e fazendeiros proprietários que residem na cidade.
Parabéns a esses candidatos que ultrapassaram as barreiras dos limites de onde moram e conquistaram a cidade. Parabéns também a todos os eleitos e que façam mandatos que de fato busque o bem comum, nesse tempo em que o poder público tem um poder de transformar de verdade a vida das pessoas.