No dia 12 de novembro, na cidade de Colorado, foi realizada a Solenidade em comemoração ao primeiro aniversário da 9ª Companhia Independente.
A solenidade foi realizada no Auditório da Casa da Cultura Wilma Palhari, estiveram presentes autoridades locais, prefeitos das cidades que são atendidas pela Companhia, o Comandante do 3º CRPM, Coronel Graciano e demais oficiais da corporação.
A Companhia teve sua origem no 4º Batalhão de Polícia Militar, pertencente a Maringá. Na época era denominada 2ª Companhia do Batalhão.
No ano de 2018, após tratativas, a Companhia se desvinculou do Batalhão e tornou-se então em 12 de novembro de 2018, 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede na cidade de Colorado e na época sob o comando do Capitão Erivelto, atual subcomandante da Companhia.
Foram apresentadas estatísticas relativas esse primeiro ano de atividade da 9ª CIA Independente de Colorado, bem como as perspectivas futuras de aumento de efetivo, viaturas e também a criação de uma escola de polícia em Colorado.
Os resultados se mostraram muito positivos, demonstrando o quanto a região foi beneficiada com essa importância ação do Governo do Estado do Paraná, que contou com o apoio de inúmeras lideranças estaduais e regionais.
A 9ª CIPM atende as seguintes cidades: Colorado, Santa Ines, Santo Inácio, Nossa Senhora das Graças, Santa Fe, Florida, Lobato, Ângulo, Iguaraçu, Pitangueiras, Astorga, Itaguajé e Munhoz de Mello. A Companhia está hoje sob o Comando do Major Santos.