Vários pontos de vista diferentes sobre o cotidiano e que podem ser conferidos nas obras dos artistas de Itaguajé; São eles: Luiz Henrique Silva Jorge (13 anos) dedicado ao desenho Mangá; Eduardo Henrique Nogueira Sobrinho (16 anos) desenho Realista e André Faustino de Farias, Professor de Violão, Grafiteiro e Caricaturista. Assim, Itaguajé se apresenta uma cidade traduzida em imagens ricas no futebol e rodeio através das escolinhas que a anos vem formando profissionais no lazer, do tradicional Torneio de Pesca ao Tucunaré e nas Artes em desenho destes jovens que buscam espaço num mercado promissor.
Luiz Henrique (16 anos) explora o desenho; Os Mangás, que conquistaram o mundo dos desenhos animados, desde os 5 anos de idade demonstrou aptidão para o desenho, quando iniciou fazendo grafite tendo como modelo tratores e máquinas agrícolas. Cursa atualmente a 9ª série do Colégio Lourdes Alves de Mello e também faz aulas de violão.
Eduardo Henrique usa mais desenhos realistas e cartuns, desenvolvendo novas técnicas com materiais específicos. Ele que nasceu em Panorama no Estado de São Paulo, está há 4 anos em Itaguajé onde cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Lourdes Alves Mello. Por conta do desenho descobriu também talento para o teatro e participa do grupo “Toca dos Atores”, no CRAS de Itaguajé.
André Faustino grafiteiro e professor de Violão pelo CRAS e ASSISTÊNCIA SOCIAL, de Itaguajé, e que vem expandindo técnicas tradicionais em caricaturas ajudando crianças e jovens de famílias carentes. Ele tem ganhado muita referência em Colorado, onde tem seu ateliê e em Praça Pública, semanalmente pratica esta técnica em caricatura. A Biblioteca Pública Municipal de Itaguajé, Professora Maria Fernandes Vieira é o espaço onde estes jovens estão frequentemente realizado seus trabalhos, com o incentivo dos Gestores: Estelina de Jesus, Secretária municipal de Educação e os instrutores Claudomiro Ramos de Souza “Sala Espaço Cidadão Telecentro” e Julia de Souza Cartacho da Silva “Biblioteca” requisição de livros; leituras. Crisogono Noleto e Silva Junior, mais conhecido como Prefeito Juninho de Itaguajé e o seu vice-prefeito Altair Damião dos Santos o popular Traíra, ambos sabendo que o carro chefe da economia do município é o Turismo diversificando este perfil com esta beleza naturais, também incentiva outros atrativos como o futebol que a cada ano sobe no ranking como um dos municípios maior formador de atletas vindo da escolinha de futebol, bem como também se destacando a escolinha de rodeio.
“Isso garante o reconhecimento da vocação dos munícipes e a utilização de ferramentas que possibilitem uma melhor gestão da atividade turística, proporcionando um grande impulso no desenvolvimento socioeconômico municipal e regional, com benefícios para toda a população”,o Prefeito Juninho de Itaguajé. Assim, prefeito se une com os departamentos do município, com objetivo de lutar e ajudar os cidadãos que tenham interesse em integrar os programas do governo municipal incentivando também outras áreas. Na vocação de Artes, o CRAS tem todo apoio da prefeitura para a descoberta de novos talentos e ai estão alguns novos meninos e meninas surgindo, Na artes sob os cuidados do professor de Violão e no Teatro sob os cuidados do Professor Josimar Nunes da Silva este que faz um trabalho de desibinição da garotada para subir ao palco apresentando-se em peças educacionais os quais estão saído do território municipal, levando estas experiências lá fora, integrando com outros grupos.
Assim Itaguajé vem investindo na riqueza humana, investindo nas pessoas e levando o nome do município aos quatro cantos do Brasil.