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“Àguas de Itaguajé: Onde nascem? E qual o caminho percorrem?” É o tema do projeto de ação do CELAM, na CNIJMA 2018:

Na manhã de(14/03), ocorreu no Colégio Estadual Lourdes Alves Melo (CELAM), a etapa escola, da Conferência Nacional Infanto Juvenil do Meio Ambiente 2018 (CNIJMA, 2018), este ano o Ministério do Meio Ambiente e Educação, lançou o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das Águas”, este evento tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre o respeito ao uso e preservação das águas. 


 


É sabido que a água constitui elemento primordial e indispensável para a existência e a reprodução da vida no nosso Planeta Azul. Não há atividade humana que dela não dependa, por isso, ela é também essencial ao desenvolvimento humano. A água é mais do que recurso hídrico, do que um insumo destinado à produção econômica de bens, mercadorias e serviços, pois ela é essencial a toda a comunidade de vida da Terra, inclusive a vida humana.



Pensando nisso, O CELAM visa otimizar ações iniciadas em 2017 com o Programa Escola Sustentável, como aumento da captação de água da chuva para lavagem dos pátios externos e irrigação de jardins e reaproveitamento de águas através de filtros biológicos. Mas só isso não basta, por isso, buscou-se parcerias com a Emater e Sanepar, para um trabalho de resgate histórico das nascentes do município, palestras com profissionais especialistas da área e atividades pedagógicas multidisciplinares com as turmas do 6º ao 9º ano.



Para subsidiar este plano de ação, em parceria com a Sanepar, o Prof. Benedito Borges e a Profa. Janaina Góis, convidaram mediante a ofício, o Técnico Ambiental Silvio Luiz Fachini (Arapongas), que falou sobre o tema “Uso racional da água”, o profissional abordou de maneira dinâmica, dados estatísticos sobre a água doce no planeta Terra, no Brasil e seu abastecimento no Município de Itaguajé.



Ainda, falou de quatro medidas práticas ao abrir a torneira. Para uma aprendizagem efetiva e significativa, a equipe diretiva e pedagógica realizou a atividade primeiramente com os alunos do 6° e 7° ano, adequando as atividades de acordo com o nível de ensino, mas dentro da proposta “teremos ações pedagógicas para alunos de todas as turmas do ensino fundamental, o objetivo foi aproximar os alunos das séries iniciais do fundamental ll, instigar uma maior participação dos alunos e garantir o aproveitamento pedagógico. Mas já temos novas datas previstas para as demais turmas. Afirma a Profa. Janaina Góis.



O projeto de ação “Àguas de Itaguajé: Onde nascem? E qual o caminho percorrem?” surge da necessidade de preservação, uso e reaproveitamento da água. Sabendo que a informação instiga a ação e mobilização de pessoas, através do currículo, os professores terão oportunidade de trabalhar a Educação Ambiental em diferentes disciplinas, cumprindo a legislação vigente de forma seqüenciada e efetiva.



Para isso, alunos de 6º ao 9 ano, estarão participando ao longo de 2018, de um seqüência didática, que mobilizarão a comunidade escolar e colaboradores a preservar ás “Águas de Itaguajé”.
“Este trabalho ajudará os estudantes a preservar e usar de forma consciente a água na sua casa, e na escola, que é uma extensão de seus lares”, afirma Profa. Arneide.
“Nossos pequenos alunos em ação”, comentou a Prof. Zeneide Matias.
A Profa. Maria Inez, que já participou de edições anteriores do evento, “este é um trabalho a nível de escola, que facilitará para nós professores o cumprimento da legislação sobre Educação Ambiental, exigida no plano de trabalho docente e ainda, promover uma interação dos discentes de diferentes turmas, possibilitando: socialização e integração” afirma, professora.



“Estamos à disposição do Colégio para ajudar no que for possível, para efetivação das ações, garante agrônomo da Emater, Douglas Mochie a primeira dama Michele Zielasko, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.



Aguardamos os relatos das ações e resultados desta excelente proposta de trabalho!!! E desde já, parabenizamos o corpo docente, equipe pedagógica e diretiva do Colégio Lourdes Alves Melo, pelo empenho na formação cidadã de seus estudantes.



Fonte: Jornal O Regional
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