44 3252-1177

contato@oregionaljornal.com.br

Paranapoema realiza Encontro de Prefeitos com o SEBRAE:

Municípios da Bacia do Pirapanema criam Programa de Desenvolvimento Territorial beneficiando 100.000 habitantes


 


A Câmara Municipal de Paranapoema foi palco nesta quarta-feira, dia 12, da terceira edição do encontro de um grupo de municípios da Bacia do Pirapanema que teve como objetivo, apresentar o plano de trabalho composto por diversas atividades que visam contribuir com o desenvolvimento econômico e as pequenas empresas destes municípios, localizados geograficamente na referida bacia, numa iniciativa conjunta entre os municípios e o Sebrae/PR.  Como nos encontros acontecidos anteriormente em Santa Inês e Itaguajé, compareceram também os gestores dos municípios de Paranacity, Jardim Olinda, Inajá, Santo Inácio, Colorado e Paranapoema.


 


Balizando as discussões nas forças e oportunidades vislumbradas pelos participantes o encontro mostrou que o crescimento dos pequenos negócios de toda região pode advir de uma série de iniciativas originadas nos órgãos públicos, voltadas a uma população de mais de 100 mil habitantes.



Na ocasião foi apresentado um projeto pelo Sebrae, para apreciação dos prefeitos e equipes, com as diversas atividades a serem executadas, tais como a constituição de um grupo; elaboração de estudo; capacitação e constituição de governança; identificação de parceiros; preparação e planejamento estratégico e monitoramento.



O consultor regional do Sebrae/PR Servilio Fresneda Costa relata um pouco da sua experiência na região de Goioêre, que se desenvolveu muito com união e cooperação.
A Prefeita Leu, anfitriã recebe com honra a todos falando dessa parceria mais forte, para que a região seja reconhecida, que tenha um espaço maior junto aos agentes federativos e que desse encontro possam colher bons frutos, especialmente na geração de emprego e renda.



O coordenador do Sebrae/PR da regional de Maringá, Nikolas Kretznann, iniciou o encontro falando de sua experiência no desenvolvimento territorial, ele que é o consultor responsável do Sebrae para toda região noroeste do Estado do Paraná. Dentro do programa de empreendedorismo, é necessário ter um ambiente de negócios favorável para que as empresas prosperem, tendo todos que pensar num horizonte maior, territorial.
Após a apresentação, o Prefeito Marcos Mello de Colorado levanta a questão do destino final do lixo de cada município, que se for um trabalho em conjunto, haverá uma redução muito grande no custo e ele não vê problema em estabelecer esta parceria com todos os municípios vizinhos.



O Prefeito Juninho de Itaguajé ressalta também a importância para os tanques redes e escavados, podendo fazer parte desta parceria, com certeza com redução de custos e inclusive podendo trazer um frigorífico regional.



A Prefeita Leu fala também que há muitos interessados em explorar tanques escavados, com pessoal do IAP autorizando, para aproveitarem áreas de barreiro que já não tem utilização, podendo esta ação ser desencadeada na parceria proposta.



O Secretário de Educação de Santo Inácio Rodirlei Guimarães expõe que observando a realidade local, é necessário o investimento em capacitações pontuais para desenvolvimento do empreendedorismo, com técnicas que já são corriqueiras no Sebrae, inclusive na questão do turismo, que é um potencial forte em toda região. Uma questão sócio-econômica é uma necessidade em toda região.



O Vice-prefeito Altair Damião dos Santos (Traíra) de Itaguajé lembra que devem analisar politicamente cada município, que a microrregião tem mais de 80 mil habitantes, um grupo que os deputados respeitam mais do que se analisarem cada município individualmente. Todos os municípios ficam mais fortes até neste aspecto político, fortalecimento para todos.



O Prefeito de Colorado, Marcos Mello, fala da importância do pensamento regional e que já está trabalhando em Colorado um projeto chamado APL do couro, que é o Arranjo Produtivo Local, que pode se tornar regional, incentivando toda cadeia produtiva do couro, até a confecção de bolsas, cintos, sandálias, botinas, etc. Lembra que temos que pensar de forma regional para gerar empregos e renda.



A Prefeita Leurides de Paranapoema, fala que as palavras do prefeito Marcos foram pertinentes e que iniciativas assim como do arranjo produtivo do couro, abrirá muitas possibilidades para aquilo que todos buscam para seus municípios e muito mais fácil desde que estejam unidos e não isolados.



O Prefeito Marcos Mello fala da atitude do governador para estar nas microrregiões para trazer recursos, descentralizando os pólos da vinda do governador, que já determinou sua vinda para Colorado para fazer esta ação, que normalmente aconteceria em Maringá. Marcos fala que as portas do governo do estado estão de portas abertas e que momento de todos capitalizarem, até ao menos passarem as eleições em 2018. Todos irem em busca de soluções para seus municípios e esta mobilização é muito boa, inclusive até para os próximos governos estaduais que poderão falar em nome da região. Elogia e agradece o convite para participar, dizendo-se mais um soldado nesta luta e estar pronto para os desafios que com certeza terão pela frente.



O Prefeito Juninho de Itaguajé fala que está com um problema do ICMS na questão da energia e que o governo cortou o repasse que para seu município é em torno de R$ 700.000,00 e já entrou em contato com todos os municípios que fazem parte da área alagada e quer uma atitude conjunta, para não perderem este recurso.



O jovem coordenador do Sebrae Nikolas agradece a presença de todos e fala que é raro ter os prefeitos interessados, com este desafio de fazer diferente. É um legado que fica para os futuros gestores de cada município. Uma nova etapa do programa está programada para acontecer no próximo dia 28 na cidade de Jardim Olinda, onde a Prefeita Lucimar estará recepcionando os prefeitos para a assinatura do Termo de Cooperação.



Fonte: Jornal O Regional
Mais Notícias:
  • 14/08/2017 - São Jorge do Ivaí realiza 1º Concurso Municipal d...
  • 14/08/2017 - Morre “Chicão Soares” Fundador deste Jornal
  • 14/08/2017 - Deputado Cobra Repórter, visita Inajá
  • 14/08/2017 - APAE de Itaguajé recebe doação da Comissão Organi...
  • 14/08/2017 - Formação do Comitê Gestor de Colorado
  • 14/08/2017 - Semana Mundial do Aleitamento Materno conscientiz...
  • 14/08/2017 - Atividades no CRAS de Inajá
  • 14/08/2017 - PROGRAMA MÃE COLORADO
  • 14/08/2017 - Colorado inaugura Tele Centro Espaço Cidadão
  • 14/08/2017 - Saúde nos bairros em Floraí
  • 14/08/2017 - Atleta de Colorado vence a Corrida Rústica do Jard...
  • 14/08/2017 - “Bolagrinhas: O que são elas? De onde vem?” É o te...
  • 14/08/2017 - Núcleo Regional de Educação/Formação em Ação Disci...
  • 14/08/2017 - Ciclovia de São Jorge do Ivaí passará por obras de...
  • 14/08/2017 - Santo Inácio investe no Desenvolvimento, Obras e E...
  • 14/08/2017 - Governador repassa recursos para municípios da re...
  • 07/08/2017 - Municípios Oficializam Programa de Desenvolvimento...
  • 07/08/2017 - Cruzeiro do Sul CAMPEÃO no Futebol de Campo Veter...
  • 07/08/2017 - Ministério Jovem da Igreja Católica de Paranapoem...
  • 07/08/2017 - Escolha das Rainhas, Princesas e Misses Simpatia ...
  • 07/08/2017 - Biblioteca Municipal Professor Manoel Irineu do Va...
  • 31/07/2017 - Agricultura Familiar de Paranacity parabeniza todo...
  • 31/07/2017 - Em breve Floraí terá Parque Ecológico
  • 31/07/2017 - E.E.B.M.E Rafael da Costa de Itaguajé conquista B...
  • 31/07/2017 - Entrega da nova viatura da Policia Militar de Sant...
  • 31/07/2017 - Ministério Público participa de reunião do Conselh...
  • 31/07/2017 - Kung Fu traz Medalhas de Ouro para Colorado no XXI...
  • 31/07/2017 - Dr. Eduardo dá um salto para o futuro ativando Bib...
  • 31/07/2017 - Bar do Milton teve “Palhaçada” e mestres da Sinuca
  • 31/07/2017 - A solidariedade contagia e a APMIF contagiou Itagu...
  • Endereço Rua Lord Lovat, 500 - Centro Nova Esperança-PR | CEP: 87600-000 Fone: (44) 3252-1177
    Desenvolvimento Hnet Sistemas