44 3252-1177

contato@oregionaljornal.com.br

INAJÁ - 100 Dias de Gestão do Dr. Eduardo e Clebinho :

 


O Prefeito de Inajá, Dr. Eduardo Cintra Lugli (Dr. Eduardo) e o Vice-Prefeito Cleber Geraldo da Silva (Clebinho) atual Secretário de Saúde, ambos vem desenvolvendo atividades que dão mostras de um jeito novo de administrar. Dr. Eduardo e Clebinho  vieram  pra deixar seus nomes registrados na história de Inajá, eles usam o  lema “40 anos em 4 anos” porque tem a certeza que irão fazer muito mais pelo município do que todos os  prefeitos que se julgam ser “filhos de Inajá “ fizeram em anos anteriores.


 


Nestes primeiros 100 dias de governo, entre outras benfeitorias, são marcantes atitudes que dá para se notar um novo rosto concedido à cidade. Primeiramente o cuidado com o patrimônio público. Contando com a ajuda do servidor  municipal Marquinho do Valério, o qual fez levantamento de todos os reparos necessários e documentação atrasada dos veículos do município. Foram gastos em torno de 31 mil reais, pois existia documentação com mais de quatro anos em atraso. Alguns veículos até perderam a garantia devido a não realização da revisão, um exemplo é o veículo do Conselho Tutelar.  “Cansamos de exigir a execução dos pagamentos dos documentos dos veículos, principalmente das ambulâncias que saem do município diariamente, mas nem as revisões eram realizadas e sempre fomos vistos como opositores e por isso não éramos atendido” relata Marquinho do Valério, agradecido com a forma de gerir do prefeito Dr. Eduardo, pois hoje todos os veículos da prefeitura tem condições de serem utilizados e possuem a documentação em dia.


 


Na Educação a Escola Municipal Narbal Orestes May, recebeu  reforma completa, com ampliação de espaços nas salas, banheiros, nova pintura, ar condicionado, parquinho infantil, jardim, piso novo de pavers, reforma da biblioteca e um novo jeito de trabalhar. Com a colaboração e a ajuda da Secretária de Educação Fátima Ventura, psicopedagogas, professora de educação física e da Diretora Eliane Ferrari, estes profissionais, utilizam o horário mais almejado pelas crianças na escola, “o recreio”, como uma oportunidade para realizar o  aprendizado brincando através do Recreio Dirigido. “As crianças estão adorando o Recreio Dirigido e já conseguimos bons resultados, já podemos observar melhora na disciplina, confiança, organização e respeito mútuo entre as crianças. O Recreio Dirigido contribui com o processo ensino aprendizagem”. Outra novidade na escola que aconteceu em fevereiro foi trazer a alegria carnavalesca, como resgate da cultura brasileira. Diz a diretora Eliane Ferrari. Para dar suporte a Educação, Dr. Eduardo contratou mais professores, através da convocação de concurso público, totalizando 15 professores a mais na rede. Esses professores vieram para dar suporte a mais uma proposta do prefeito, o aumento das vagas disponíveis no Centro de Educação Infantil.


 


No CEMEI- A antiga Creche recebeu a visita do Secretário de Saúde Clebinho e da Diretora Priscila Dutra ainda durante o período de férias para realizar a adaptação física e fazer o levantamento necessário para receber as crianças. Hoje a escola está apta para atender mais de cem crianças e conta com o compromisso do prefeito Dr. Eduardo para construção de mais três salas.  “Sei da importância do CEMEI para Inajá, as mulheres de hoje possuem jornada tripla (casa, trabalho e lar) e precisam do Centro para que possam trabalhar com tranqüilidade. E outro importante desafio que estou planejando é com respeito a criação de uma Colônia de Férias e dessa forma ajudar essas mães nesta época difícil – férias escolares. Assim as mães continuarão com o benefício na extensão de atendimento às crianças, pelo CEMEI mesmo  no  período de férias escolares”. afirma o Prefeito Dr. Eduardo, 


 


Outro cuidado e que merece destaque e chama a atenção não só para Inajá, mas que serve de modelo para outros municípios é a atenção do Executivo para com o transporte escolar através dos ônibus da Educação.  E notem, o Núcleo de Educação do Estado e demais departamentos não exigem um monitor no ônibus escolar. Mas para o Dr. Eduardo, a sociedade necessita dessa organização no transporte de pessoas, principalmente crianças, que ainda não conhecem as regras. Hoje o ônibus escolar de Inajá possui uma monitora que auxilia na organização e utiliza a música como ferramenta pedagógica durante o trajeto casa-escola e escola-casa.


 


O prefeito Dr. Eduardo enfatiza que todos os setores públicos devem se interagir e para tanto  conta com o apoio importantíssimo da Assistência Social, hoje dirigida pelo Gervanio Tsei, um exemplo é  o CECADI- Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente onde as crianças realizam o contra turno escolar, e para ganhar exemplo real, o Centro ganhou uma horta disciplinar : “A idéia é promover hábitos alimentares saudáveis, educação ambiental e reforçar o aprendizado escolar na prática”. Frisa Dr. Eduardo e lembra: “ Por ser um Centro que recebe muitas crianças carentes, a Coordenadora Sonia Dutra promove uma festa de mensalmente, a todos  aniversariantes do mês. A primeira festa reuniu os aniversariantes de três meses e foi um sucesso”.  Uma atividade que não vinha sendo exercida é a Biblioteca Cidadã que antigamente era esquecida, hoje está sob a coordenação da Simone, a qual já iniciou a realização de projetos de leitura em conjunto com a escola e tem o propósito de aumentar o interesse das crianças para a leitura e assim proporcionar viagens inesquecíveis.


 


 Não se pode esquecer que nesse suporte da Educação temos o setor do Esporte. O prefeito conta com o apoio do Sansei Cláudio que realiza um trabalho de disciplina e auxilia a escola Narbal no Recreio Dirigido, usando o conhecimento do Karate. Na Saúde possui apoio do professor de Educação Física Luiz o qual promove jogos de vôlei e outras atividades no NASF. O prefeito Dr. Eduardo que é médico vê o esporte como saúde e educação. Para isto conta com dois grandes responsáveis, “Nelson Abençoado” e o “Gersinho”, que além do futebol adulto, ambos, vão reativar o Clube da Piscina. Relata que não tem como separar esses setores e afirma que não vai medir esforços para incentivar o esporte no município porque está convicto que esporte e drogas devem andar em caminhos opostos, sendo assim o esporte é um meio de manter as crianças e os jovens distantes de algo que não traz benefício algum e ainda aumenta o risco de morte. E lembra que tem uma proposta de governo onde a prefeitura dará apoio aos atletas de destaque como já aconteceu com o filho do Reginaldo, um jovem que foi aceito na escola de futebol na cidade de Terra Roxa.


 


No setor do Meio Ambiente, contamos com o apoio de Karina Geracina, Gabriel e do Secretário Rogério Galina, os quais não mediram esforços para resolver o destino do lixo orgânico e reciclável do município que há anos era jogado a céu aberto. A câmara de vereadores teve um papel importante na conquista dessa participação do município com Paranavaí aprovando os projetos permitindo assim que Inajá entrasse no consorcio.


 


 


Na Saúde a Secretária anterior, Gizellia iniciou a realização de consultas especializadas e o Secretário atual Cleber Geraldo da Silva, dá continuidade às consultas especializadas e inicia um projeto para realização da Feira de Saúde Municipal que deverá acontecer no próximo  dia 29. Hoje a UBS não sofre com falta de medicamentos, o hospital vem sendo organizado para que possa retornar as atividades cirúrgicas em 2018/2019. ESF realiza as consultas agendadas e está buscando a premiação do Selo Bronze de Qualidade.


 


“A ESF- Estratégia Saúde da Família é a base da nossa saúde, são eles que promovem a promoção e prevenção em saúde reduzindo assim o risco de adoecimentos e altos gastos com tratamento e reabilitação, por isso tenho o compromisso de realizar o repasse de 30% da verba do PMAQ à equipe”, afirma o Prefeito Dr. Eduardo.


“Já realizamos 50% das propostas de governo para o setor de Saúde, mas não vamos nos limitar ao que foi proposto apenas e sim naquilo que a nossa comunidade necessita. A fisioterapia que foi tão esquecida, daqui a alguns meses receberá uma nova sede e novos equipamentos”. Garante o Secretário de Saúde, Cleber Geraldo da Silva  mais conhecido como Clebinho.


 


Todas estas melhorias foram executadas com recursos do próprio município, resultado de planejamento e contenção de outros gastos desnecessários. Tudo isso faz com que a expectativa da população seja de um governo que olhe de fato para as necessidades do município, o que gera confiança na condução dos interesses públicos.


 


 


Dr. Eduardo não se cansa de agradecer e elogiar a todos os vereadores, sabe da importância da Casa Legislativa e afirma que no início da sua gestão teve dificuldades com a casa, porém nada melhor que o tempo para mostrar que seus interesses são voltados para a população e não a um determinado grupo ou pessoas, dessa forma ganhou a confiança dos vereadores e a visão não partidária dos vereadores da oposição, vem conseguindo a realização de um bom trabalho público para todos. O agradecimento é extensivo à todos servidores do município, que sem eles seria impossível administrar o município.


 


Para demonstrar seu jeito de administrar o prefeito vem com o apoio do CNM- Confederação Nacional de Municípios para mostrar uma gestão transparente.No dia 30 de março realizou a pauta municipalista ao seu maior parceiro desta nova gestão: a População. Com a ajuda da primeira Dama, médica Dra. Roberta Arneiro Dantas, promoveram a primeira reunião Popular na Praça Padre Tadeu (centro da cidade) para discutir o futuro do município, com a população: Explicou sobre o Setor de Segurança, Iluminação Pública, Moradia, Trabalho e pode ouvir as reivindicações populares de “frente a frente”, e em praça pública aos olhos das pessoas que nunca viram um quadro desta natureza. “É difícil retornar a casa de cada um de vocês após as eleições, devido às exigências da casa executiva e das nossas responsabilidades profissionais, por isso penso que esse momento é necessário e importantíssimo, pois podemos ouvir as reivindicações e tirar dúvidas, além de informar sobre a situação atual do município. Uma forma de se aproximar da população, ou seja de voltar a “casa” dos munícipes”. Desabafa a Primeira Dama - Dra. Roberta como quem “dever cumprido” quando  o administrador de “olho a olho” com o eleitor. 


 


Tudo que estamos fazendo administrando o município de Inajá faz a população observar o nosso interesse coletivo e aos poucos o povo vendo os benefícios, nos concedem apoio e confiança. Isso nos move a cada dia sermos melhores. Agora, estamos iniciando  revitalização do setor de obra, como já estão sendo feitas melhorias na Casa Mortuária e a operação tapa buraco,  pelas ruas e avenidas da cidade, notem: com recursos próprios. Há projeto para realização de recape na Avenida Antonio Henrique Felipe e Antonio Veiga Martins totalizando 4.000m2, para ainda neste primeiro semestre deste ano. Certamente é difícil.  Mas não está difícil dividir com você leitor as aflições de arrumar a nossa cidade que é onde criamos a futura geração. Dessa forma, aos poucos vamos construindo um relacionamento enraizado no bem comum.


 


 



Fonte: Jornal O Regional
Mais Notícias:
  • 29/05/2017 - Ônibus escolar é destruído pelo fogo em estrada ru...
  • 29/05/2017 - Revitalização do ginásio de esportes de Itaguajé
  • 29/05/2017 - Obras de pavimentação asfáltica em Cruzeiro do Sul
  • 29/05/2017 - Alunos da Rede Municipal de Ensino de Paranapoema ...
  • 29/05/2017 - Marcos Mello ganha recursos importantes para Color...
  • 29/05/2017 - PROJETO OURIZONA SAUDÁVEL
  • 29/05/2017 - Vovó Tortona em Presidente Castelo Branco
  • 29/05/2017 - Homenagem ao Dia das Mães de Paranapoema
  • 29/05/2017 - ASSITÊNCIA SOCIAL DE INAJÁ PROMOVE SEMANA DE AÇÕES...
  • 22/05/2017 - Investimento da Sanepar em Santa Inês ultrapassa R...
  • 22/05/2017 - Congresso técnico JEPs - Fase regional em Floraí
  • 22/05/2017 - Paraná aprova Lei Estadual que proíbe uso indevido...
  • 22/05/2017 - Dia do Trabalhador é celebrado com eventos e sorte...
  • 22/05/2017 - CRAS de Santa Inês realiza ações na Semana de 18 d...
  • 15/05/2017 - Com 272 casas em obras, Cohapar e prefeitura discu...
  • 15/05/2017 - Terceira Idade de Ourizona divulga Festa do Milho...
  • 15/05/2017 - Feira da Lua: uma nova história em Santo Inácio
  • 15/05/2017 - Santo Inácio assina convênio com Estado para refor...
  • 15/05/2017 - CMEI Menino Jesus e CMEI de Nova Bilac comemoram o...
  • 15/05/2017 - Campanha do agasalho 2017 em Floraí
  • 15/05/2017 - Floraí participa de Copa Alto Paraná
  • 15/05/2017 - Rodeio na Estância Três Meninas de Santa Inês
  • 15/05/2017 - Festival do Trabalhador em Ourizona
  • 08/05/2017 - Duplicação da PR-317
  • 08/05/2017 - Paranapoema Comemora o Dia do Trabalhador com Gran...
  • 08/05/2017 - Equipe Máster do Corinthians 3 x 1 Santo Inácio
  • 08/05/2017 - Santa Inês realiza 2ª Prova de Laço
  • 08/05/2017 - Escola Elena Maria antecipa comemoração do dia da...
  • 08/05/2017 - Dupla Colorado ganha Medalhas de “OURO” no Kung Fu...
  • 08/05/2017 - “Dia do Sim” em Paranacity, Cruzeiro do Sul e Inaj...
  • Endereço Rua Lord Lovat, 500 - Centro Nova Esperança-PR | CEP: 87600-000 Fone: (44) 3252-1177
    Desenvolvimento Hnet Sistemas